top of page
  • Dr. Dino Rubio

Psoríase


Psoríase é uma doença crónica, não transmissível, dolorosa, desfigurante, incapacitante e com grande impacto negativo sobre a qualidade de vida dos pacientes, não tendo a Medicina Convencional uma cura. A psoríase pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum na faixa etária dos 50 aos 69 anos. A prevalência relatada da psoríase nos países varia entre 0,09% e 11,4%, o que torna a psoríase um problema global importante. Para a Medicina Convencional, a etiologia da psoríase permanece incerta, muito embora existam evidências em relação à predisposição genética. O papel do sistema imunitário na causa da psoríase também é um tópico de pesquisas importante. Embora exista uma sugestão de que a psoríase possa ser uma doença autoimune, ainda não foi identificado nenhum autoantigénio que possa ser responsável. A psoríase também pode ser provocada por gatilhos externos e internos, incluindo traumatismos leves, queimaduras solares, infecções, drogas sistémicas e stress. A psoríase envolve a pele e as unhas, e está associada a uma diversidade de co-morbidades. As lesões cutâneas são pápulas e placas vermelhas localizadas ou generalizadas, na maior parte simétricas, nitidamente demarcadas, e, normalmente recobertas por descamações brancas ou prateadas. As lesões causam prurido, ardência e dor. Entre 1,3% e 34,7% dos indivíduos com psoríase desenvolvem artrite inflamatória crónica (artrite psoriática), que leva a deformações articulares e incapacidade. Entre 4,2% e 69% de todos os pacientes que sofrem de psoríase desenvolvem alterações ungueais. Relata-se que os indivíduos com psoríase apresentam um maior risco de desenvolver outras condições clínicas sérias, tais como doenças cardiovasculares e outras doenças não transmissíveis.

OMS - Organização Mundial de Saúde Em 24 de maio de 2014, a Sexagésima Sétima Assembleia Mundial da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) adoptou uma resolução sobre a psoríase (WHA 67.9). Todos os Estados Membros reconheceram o impacto da psoríase e comprometeram-se a aumentar seus esforços para combater o estigma e a exclusão desnecessária das pessoas que vivem com a psoríase. Reconheceram também que muitas pessoas no mundo sofrem desnecessariamente com a psoríase em virtude do diagnóstico incorrecto ou tardio, das opções de tratamento inadequadas e do acesso insuficiente aos cuidados. A resolução solicitou à OMS que preparasse um relatório global sobre a psoríase, que alertasse para o impacto da psoríase sobre a saúde pública. A resolução também encorajou os Estados Membros a desenvolverem esforços na investigação e na saúde de modo a combater e eliminar a estigmatização sofrida por aqueles com psoríase. Como pode a Electromedicina ajudar?

A Electroterapia, uma terapêutica da electromedicina, potencia a diminuição da psoríase, de causa interna ou externa. São avaliados, num check-up, que factores internos (disfunção eléctrica orgânica, stress, vírus e bactérias) e externos (alimentação e poluição electromagnética) poderão estar a despoletar a psoríase. As sessões são indolores e não invasivas.

Marque a sua consulta aqui.

Mantenha-se feliz, mantenha-se em boa saúde,

Dino Rubio

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Detox

Enxaqueca

bottom of page